Gerador de Código XML para Fichas de Avaliação no Fenix
© Amaro Rica da Silva, 21 Maio 2020
Carrege Definições Necessárias
Ao iniciar cada sessão use obrigatóriamente os botões
para carregar definições do pacote antes de editar notebooks para criar fichas. Só é necessário importar estas definições uma vez por sessão.
Use as seguintes Ferramentas
Se está a iniciar a utilização deste pacote use os botões
para criar e guardar com nomes diferentes novos notebooks de exercícios. Antes de começar a alterar o novo notebook defina no quadro de Definições Locais a variável nb com o nome e caminho para o ficheiro do notebook a editar/exportar.
Comece então a criar um novo exercício modificando as células d eestilo Code (cinzentas) de forma a preservar a funcionalidade indicada.
As células de estilo Input são as que são criadas por regra no Mathematica™ (carregando na tecla [RETURN] com o cursor entre células fazendo [CMD]+9 dentro de uma célula já existente). As células de estilo Code podem ser geradas a fazendo [CMD]+8 nas mesmas condições. Estas células são ativas, ou seja avaliáveis usando a combinação [SHIFT]+[RETURN] com o cursor dentro da célula ou com a célula selecionada pressionando o cursor sobre a sua barra delimitadora à direita no notebook. No menu do notebook designado Evaluation ([ALT]+v) existe um submenu Evaluate Initialization Cells ([ALT]+v,z) que avalia sucessivamente todas as células de tipo Code do notebook, mas não as células de estilo Input. Da mesma forma o LEIA apenas vê e avalia células de tipo Code. Pode portanto usar as células de estilo Input para fazer cálculos no notebook sem afetar as definições necessárias para a geração das fichas. Outros estilos de células ([ALT]+1,..., [ALT]+7) não são ativas e não produzem qualquer efeito nas fichas.
Estas células têm definições de variáveis de dois tipos:
Variáveis estáticas: cujos nomes coincidem com os apresentados nas colunas da direita dos quadros Definições Locais e Metadata e que são usadas inicialmente para identificar notebooks e pastas locais e para configurar as definições usadas pelo Fénix para cada ficha. Os nomes destas variáveis não devem ser alterados pelo utilizador, só os seus valores.
Variáveis dinâmicas: que são definidas pelo utilizador na criação dum exercício em particular, cujos valores podem ser constantes ou aleatórios, e que são usadas para definir as variáveis dinâmicas Afig, myenunc, myresp, perguntas,respostas, feedback, cujos nomes não devem ser modificados, mas cujos valores dependem do das varáveis dinâmicas do exercício, e que são usadas pelo LEIA para gerar o código XML-QTI que será importado para o Fenix.
Para criar as múltiplas instâncias das fichas, todas as células a cinzento do noteboook serão avaliadas repetidamente, pela ordem em que aparecem no nb, e de cada vez uma ficha .xml será gravada numa pasta de destino local. Se as variáveis dinâmicas definidas pelo utilizador forem aletórias ou diferentes em cada avaliação, as fichas geradas serão diferentes entre si, senão serão todas idênticas e basta gerar uma apenas.
Se já criou um notebook com o exercício para exportar, defina a seguir a variável nb com o nome e caminho para o ficheiro do notebook a editar/exportar no quadro de Definições Locais seguinte carregando no botão na coluna da direita. De seguida defina a pasta de destino dos ficheiros gerados pressionando no botão
abaixo na mesma coluna e preencha o nome do arquivo .zip a gerar nesse diretório para as fichas do exercício.
LocalDefs
Com os botões
pode editar, guardar ou repor nos quadros das Definições Locais e de Metadata as alterações às respetivas definições que fizer em cada notebook nb ou nestes quadros.
Metadata
Nos quadros acima a coluna da direita indica os nomes usados pelo LEIA para exportar o conteúdo dos notebooks nb para xml. Os nomes destas variáveis não devem ser alterados nos notebooks, mas os seus valores/definições podem ser modificados tanto na célula de definições do notebook (e subsequentemente importados para os quadros) ou nestes quadros (e subsequentemente guardados para a célula de definições do notebook). Alguns valores podem permanecer constantes para vários notebooks (Departamento, Disciplina, Autor, Pasta de destino), outros devem necessáriamente ser alterados para cada exercício (Descrição, Título do Exercício, Tipo de questão, Respostas Corretas, Valor da Pergunta, Número de instâncias a gerar).
Finalmente use o botão
para criar o código XML que gera as diferentes instâncias da ficha definida a partir do notebook nb indicado nas Definições Locais acima.
O resultado final é que todas as diferentes instâncias geradas do exercício são guardadas no diretório pasta/dest/ como ficheiros com nomes name#.xml (onde #∈{1,2,3...,nficheiros}) e num ficheiro de formato de arquivo comprimido "dest.zip" no diretório pasta/ que pode ser importado para o Fenix com todas as diferentes instâncias das ficha.
Botões Úteis para Edição de Exercícios
Botões para usar a partir do notebook README_FIRST
Botões para usar a partir do notebook nb
Se necessário use Cut/Paste dos botões seguintes para o seu Notebook nb para editar localmente os quadros ou remover o cabeçalho incluido no exemplo.
Use o botão seguinte num notebook de exercício para iniciar um novo quadro de enunciado e gerar uma célula (obrigatório) com a variável myenunc :
Use o botão seguinte num notebook de exercício para iniciar um novo quadro de resposta e gerar uma célula (obrigatório) com a variável myresp :
Colocar o botão seguinte num notebook de exercício entre células consecutivas com dois quadros (antigo/novo com igual número de linhas ) para copiar entradas dum quadro antigo.
Use o botão seguinte num notebook de exercício para remover duma vez o cabeçalho herdado do notebook exemplo.
Procedimento para colocar as fichas no Fenix
Fazer login no Fenix do IST. Ou ir para a página
Aceder à página Docência. Não selecionar ainda a disciplina. Selecionar o item Fichas de Trabalho na coluna da esquerda. Ou ir para a página
Selecionar agora a disciplina para a qual se quer criar as fichas de avaliação.
No botão Exercícios dessa página escolher Importar Exercício.
Com o botão Browse selecione o ficheiro .zip criado no diretório pasta com todas as instâncias do exercício e guarde.
De volta à página das Fichas de Trabalho da cadeira escolha no botão Fichas criar ficha (ou listar fichas se já tem uma criada), preencha a informação pedida e carregue em Continuar.
Escolher os Exercícios Disponíveis para Inserir na Ficha, carregue Inserir e depois Continuar.
Na página Visualizar Ficha resultante pode fazer alterações aos exercícios mas não aos enunciados ou respostas. Para isso use o notebook local para gerar novas versões e repita o processo de importação, remoção e inclusão do exercício na lista.
Use Terminar para voltar à lista de Fichas de Trabalho.
Use Distribuir para criar a Ficha que será visível para os alunos inscritos na cadeira, gerar datas limites de entrega, etc. (ver na página)
Depois do prazo respetivo, volte à página inicial das Fichas de Trabalho e escolha no botão Fichas o item Listar Fichas de Trabalho onde pode consultar a Pauta com as classificações dos alunos em cada resposta da sua instância da ficha, exportar para excel, etc. (ver na página)