4ª Aula Prática de TFCOMP-II


Comecem por criar e guardar em disco um Notebook com o nome TFC4_grupo.nb, onde 'grupo' é o nome do vosso grupo de trabalho. Neste Notebook criem uma célula de título identificando os elementos constituintes do grupo (nome, número e contactos).


 


Problema-1

Mostre que a parte real e a parte imaginária de [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_1.gif] satisfazem a equação de Laplace em duas dimensões [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_2.gif], onde [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_3.gif][Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_4.gif]. Construa uma imagem da transformação do plano complexo [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_5.gif] usando por exemplo a função [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_6.gif] para observar a transformação de linhas coordenadas.
 
Solução


Problema-2

 

 

Considere o  campo [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_65.gif]. Construa operadores diferenciais gradiente [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_66.gif],  divergencia [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_67.gif], e rotacional [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_68.gif] e calcule o seu efeito sobre [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_69.gif]
Verifique se [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_70.gif] é conservativa e determine, se for caso disso, o respectivo potencial [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_71.gif]
Faça uma animação usando as funcionalidades de [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_72.gif], representando o cálculo do trabalho realizado ao longo dum caminho fechado.

Solução


Problema-3

[Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_214.gif]
Solução


Problema-4


Considere uma carga [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_215.gif] que entra com velocidade [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_216.gif] no campo da distribuição linear de carga do problema anterior. Determine e resolva as equações de movimento da carga. Faça uma animação representando a trajectória da carga e a variação das linhas de campo eléctrico resultante da sobreposição dos campos presentes à medida que a carga se desloca num plano horizontal, assumindo que [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_217.gif] é também um vector nesse plano.
Use a função nativa [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_218.gif] e a partir da Lei de Biot-Savart

 [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_219.gif] 
 
determine o campo magnético [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_220.gif] de um condutor rectilíneo infinito com uma corrente [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_221.gif] passando pela origem na direcção [Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_222.gif]. Faça gráficos que ajudem a visualizar este campo.
 

Solução

[Graphics:Images/Pratica4Sol_gr_223.gif]


Converted by Mathematica      May 8, 2001